Ladrões aproveitaram o recesso de carnaval e furtaram 12 vacas do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus de São Vicente, localizado às margens da BR-364, entre Cuiabá e Rondonópolis. As vacas girolando dos graus de sangue 1/2 e 3/4, que são bem público, estão avaliadas em torno de R$ 5 mil cada uma. O prejuízo total é calculado em torno de R$ 60 mil.
Elas são usadas para produção de leite e consumo pelos alunos e corpo de funcionários da escola e também pedagogicamente. Na intenção de identificá-las, a escola emitiu nota, que está circulando via internet, informando que as vacas furtadas têm marcas de fogo G na face e IF na perna.
O professor André Luiz de Andrade informa que registrou boletim de ocorrência na delegacia de Campo Verde, cidade mais próxima da sede agrícola, na segunda-feira (27). Informa ainda que o boletim será levado, nesta quinta-feira (2), após recesso de carnaval, à Polícia Federal, que deve assumir o caso, por se tratar de um instituto federal.
"O que se sabe até agora é que um ou mais ladrões entraram na escola, na madrugada de domingo levando as vacas leiteiras, algumas delas cria de pai puro holandês. Quando o segurança plantonista chegou foi verificar a escola e percebeu que as porteiras estavam abertas, que o cadeado tinha sido serrado no curral onde os animais ficam presos".
Segundo ele, a notícia já se espalhou entre os produtores rurais e a intenção é impedir a negociação de venda dos animais furtados.