Quatro pessoas, entre 16 e 32 anos, foram pegas por policiais civis em Guarantã do Norte (234 quilômetros de Sinop) quando se preparavam para realizar ao menos dois assaltos na cidade. A arma que seria utilizada durante os roubos foi apreendida com um adolescente de 16 anos.
De acordo com informações da assessoria de imprensa, investigações preliminares apontaram que dois jovens de Sinop teriam embarcado em uma van com destino a Guarantã do Norte, com o objetivo de realizar um roubo na residência de um médico e outro na casa de um empresário do município.
Denúncias anônimas deram conta que os suspeitos planejavam invadir a residência da vítima e mantê-la refém para que pudessem subtrair os objetos de valor e caminhonetes e que teriam apoio de comparsas em Guarantã, que iriam fornecer o armamento utilizado nos roubos.
Diante das informações colhidas, as equipes da delegacia regional e da delegacia municipal de Guarantã do Norte realizaram abordagem ao veículo na entrada de Guarantã. Os dois suspeitos, 17 e 18 anos, que saíram de Sinop acabaram confessando o planejamento dos crimes. Os detidos não estavam armados no momento da abordagem, mas informaram aos policiais civis que iriam pegar um revólver 38 na residência de uma mulher, 32 anos.
Em diligências à casa da suspeita, onde os detidos ficariam hospedados, foram encontrados diversos objetos de origem suspeita, como eletroeletrônicos variados que foram apreendidos e encaminhados à delegacia. A arma foi localizada em uma residência no bairro Santa Marta, com o adolescente de 16 anos, que confessou a propriedade do revólver.