A operação foi realizada pela Polícia Civil, hoje, com o objetivo de combater o tráfico de drogas no município de Itiquira (região Sul). Além das prisões, também houve a apreensão de aproximadamente 1,5 quilo de maconha, cocaína, dinheiro e outros produtos ilícitos.
Entre os presos estão dois reeducandos da cadeia do município acusados de comandar o tráfico de drogas de dentro do presídio e outras seis pessoas envolvidas com o comércio de entorpecentes, entre elas um adolescente.
A operação foi deflagrada com base em informações colhidas durante três meses de investigação, em que foram realizados monitoramentos e mapeamentos de pontos de venda de entorpecentes e a atuação de traficantes do município.
Segundo o delegado Santiago Rozendo Sanches e Silva, durante as investigações, foi descoberta duas associações criminosas que comandavam quase todo o tráfico de drogas na cidade e que tinham como líderes detentos da cadeia local.
“Pelo apurado, as associações tinham como lideres, dois detentos, os quais mesmo presos, aliciavam outras pessoas para introduzir drogas na cadeia pública de Itiquira, além de vender entorpecente para usuários. Os demais integrantes presos eram responsáveis pela venda, transporte e contabilidade do grupo”.