No próximo dia 16 os novos diretores das 17 escolas municipais de Sinop devem tomar posse. Essa foi a primeira eleição direta, em que os diretores foram eleitos pelos pais, alunos e professores, na última sexta-feira. Em apenas uma escola, Jardim das Palmeira, a atual diretora não foi reeleita.
Na escola União duas professores disputaram o cargo. Zeneide Alves Damaceno foi eleita diretora. Nas outras escolas foram candidatos únicos. E na escola Valter Kunze, no Jardim Botânico, o novo diretor deve ser nomeado pela Secretaria de Educação, visto que ninguém se inscreveu para concorrer ao cargo.
O secretário Hedvaldo Costa salientou que essa foi a primeira eleição direta para diretores, implantada pela Secretaria de Educação, sendo muito “positiva e democrática”, visto que teve a participação ativa dos pais. O secretário também enfatizou que encerram o ano com “um balanço positivo, conseguimos alfabetização com muito sucesso e com índices excelentes”.
Ele citou o programa de Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA), em que atividades extra-curriculares reduziram índices de evasão, como o primeiro campeonato de salão dos alunos do EJA. Na sexta-feira encerram as atividades com uma noite cultural organizada pelos alunos, no Ginásio Benedito Santiago.
Hoje também estão encerrando os programas “Se Liga” e “Acelera”, com várias apresentações culturais, e a participação do circo Epantovitz, realizando várias atividades educativas com as crianças. Em Sinop mais de 15 mil alunos estudam nas escolas municipais.