Seis princípios básicos – a educação profissional e tecnológica como meio da inclusão social, articulação e integração com a educação básica, com a esfera de trabalho, ênfase a pesquisa como meio de fortalecimento da educação profissional e tecnológica e a valorização dos profissionais deste setor – estabelecem a base da Política Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso.
Com a proposta de aprovar estes princípios será realizado na terça-feira, dia 1º de novembro, o Seminário de Validação da Política Estadual de Educação Profissional e Tecnológica. O evento será das 8h30 às 17h30, no auditório da Secretaria de Estado de Administração (SAD).
A realização do seminário tem por objetivo confirmar a aprovação da política estadual que já foi submetida a 10 reuniões públicas regionais sob a coordenação dos Conselhos Estaduais de Educação (CEE) e de Ciência e Tecnologia (C&T).
A participação é gratuita e aberta para o público em geral e, em especial, direcionada para os representantes das instituições da área do Governo Estadual, das escolas públicas e privadas e dos centros de educação profissional e tecnológica de Mato Grosso.
Conforme explica Geraldo Grossi Júnior, superintendente de Educação Profissional e Tecnológica da Secitec, concluída esta fase de validação do conteúdo do documento a fase seguinte será a constituição dos planos segundo os princípios assumidos nesta área da educação profissional e tecnológica com o consenso da sociedade. “Os dois primeiros estágios são da aprovação da política estadual e elaboração dos planos para a execução, ambos de responsabilidade social, o terceiro estágio é submeter às metas sugeridas ao plano plurianual (PPAs) e o quarto estágio, o encaminhamento do que vai ser executado nesta área de educação profissional e tecnológica ao plano de trabalho anual (PTAs)”, estes dois últimos já de responsabilidade institucional”, explica.
Em síntese, o acontecimento deste seminário apontará quais serão os princípios a serem aplicados em relação à educação profissional e tecnológica em Mato Grosso. O Estado prosseguirá cumprindo a sua parte que é o de dar continuidade ao que já vem sendo executado na área.
O representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec-MEC), Getúlio Marques Ferreira, apresentará um panorama da educação profissional no Brasil, em seguida, Ivone Maria Elias Moreyra, também da Setec-MEC e Gilsane de Arruda e Silva Tomaz, diretora regional do Senac de Cuiabá farão a análise da proposta de Educação Profissional e Tecnológica para MT e vão indicar eventuais sugestões para os últimos ajustes que sejam necessários para a aprovação final do documento.
Este documento tem por base os princípios da “Agenda Mato Grosso Mais Forte” e conforme interpretação da secretária de Ciência e Tecnologia, Dra. Flávia Nogueira, as políticas educacionais devem estar em sintonia com as mudanças sociais, com os desafios de inclusão e com as novas formas de reestruturação produtiva que, constantemente, reduzem o ciclo de vida dos produtos e das tecnologias, fato que força um contínuo reordenamento das ocupações no mundo do trabalho.