Uma formação diferenciada aos professores colocou Sinop acima da média nacional de avaliação, feita pelo Sistema Nacional de Avaliação Básica (SAEB). Através de pesquias, o SAEB avalia alunos, professores e escolas de todo o país. E segundo o secretário de Educação e Cultura, Hedvaldo Costa, os números mostram que Sinop é uma cidade destaque na educação básica do Brasil.
“O problema maior na capacitação não é repassar conhecimento para os professores, porque eles conhecem e sabem, eles construíram o conhecimento. O problema é fazer com que o professor tenha uma didática bem aplicada, com uma dinâmica bem correta, possa ajudar o aluno construir conhecimento. Essa é o nosso desafio”, disse, ao Só Notícias.
“Qualificamos o professor para que ele saiba como ensinar história, português, de uma forma interdisciplinar, mas que proporcione ao aluno, meios de construir”, completou.
A rede municipal de ensino possui hoje mais de 600 professores que atendem cerca de 16 mil alunos. “Os números mostram que estamos no caminho certo, mas tem muita coisa a se fazer e a melhorar”, concluiu.