PUBLICIDADE

Reitor e governador se reúnem para discutir campus da UFMT em Sinop

PUBLICIDADE

O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Paulo Speller, reúne-se, daqui a pouco, com o governador Blairo Maggi, para tratar dos desdobramentos da reunião de ontem, com o Ministro da Educação Fernando Haddad sobre a consolidação dos campi da UFMT em Mato Grosso. Além da instalação dos seis primeiros cursos de graduação no Instituto Universitário do Norte Mato-Grossense (Iunmat), que fica em Sinop e dos três novos no Campus Universitário de Rondonópolis, foi discutida a implantação da pós-graduação nesse campus, localizado no sul do Estado (218 Km da Capital), informa o reitor.

Para iniciar os novos cursos de graduação em 2006, o cronograma de trabalho na UFMT já começou. Ontem, enquanto o reitor e o governador se reuniam com o ministro, as pró-reitoras Administrativa, Adriana Weska, e de Ensino de Graduação, Matilde Crudo, e o diretor do campus de Sinop, Marco Antônio Araújo Pinto, participavam de reunião de trabalho no Departamento de Desenvolvimento da Educação Superior (DEDES), da Secretaria de Educação Superior (SESu) do MEC. A reunião foi aberta pelo secretário Nelson Maculan e dirigida pelo diretor do DEDES, Manuel Palácios. ´´Queremos terminar os nossos trabalhos com alunos efetivametne nas salas de aula, não com uma placa na parede“, afirmou Palácios, apesar de inúmeras variáveis a serem definidas e dificuldades técnicas a serem superadas.

´´Estamos verificando, na prática, que o sonho está se tornando realidade. Temos pela frente um trabalho exaustivo, diuturno, com prazos exígüos, mas acreditamos que os objetivos serão atingidos quando, em agosto de 2006 iniciarmos as aulas“,afirma o Marco Antônio Araújo. O cronograma, incluindo as ações nos dois campi, prevê para outubro a elaboração do projeto acadêmico, para novembro a elaboração do plano de trabalho e a assinatura dos convênios, que vão permitir a realização dos concursos para docentes e técnicos-administrativos, cujos resultados deverão ser homologados até final de abril de 2006. O vestibular deverá ser realizado nos primeiros meses de 2006, de modo que as aulas comecem no início de agosto.

Em sua visita a Sinop no dia 22, Manuel Palácios anunciou a abertura dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Zootecnia, Enfermagem e Licenciatura Plena em Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) no ano que vem, com 50 vagas por semestre, cada um. Palácios anunciou também, durante a reunião de trabalho na Câmara Municipal, a alocação de R$ 8 milhões para o início das obras do campus. No dia seguinte, em Rondonópolis, assegurou a criação dos cursos de Engenharia Mecânica, Agronomia, Engenharia de Alimentos e a consolidação dos cursos de Psicologia, Licenciatura em Informática, Zootecnia e Biblioteconomia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE