Os cursos do Plano Nacional de Qualificação (PNQ) oferecidos pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), serão implantados. O Plano Nacional de Qualificação é um programa do Governo Federal coordenado em Mato Grosso pela Setec.
A meta do Governo é qualificar 2.159 trabalhadores através do PNQ, sendo 740 em Cuiabá e Várzea Grande e 1.419 no interior do Estado. O Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec) e a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec) são os órgãos executores desses cursos.
Ao todo, cerca de 99 cursos serão desenvolvidos através do PNQ, distribuídos em 32 Municípios do interior de Mato Grosso, sendo Água Boa, Alta Floresta, Aripuanã, Barra do Bugres, Cáceres, Campo Verde, Campinápolis, Castanheira, Diamantino, Figueirópolis D’Oeste, Guarantã do Norte, Juara, Lucas do Rio Verde, Mirassol D’Oeste, Nova Canaã do Norte, Paranatinga, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Poconé, Porto Estrela, Primavera do Leste, Rondonópolis, São José do Rio Claro, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Tapurah e Terra Nova do Norte.
Os cursos são selecionados pelo Conselho Estadual do Trabalho, órgão colegiado, tripartite, paritário e deliberativo vinculado à Setec. Para a escolha das qualificações e Municípios beneficiados, são utilizados critérios como o Índice de Desenvolvimento Humano do Município (IDH), crescimento econômico, população economicamente ativa, demanda do mercado de trabalho por determinada função profissional.