PUBLICIDADE

Sintep diz que 80% das escolas de Mato Grosso estão em situação precária

PUBLICIDADE

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) foram hoje, 14, à Assembléia Legislativa para apresentar um dossiê sobre a grave situação das escolas públicas no Estado e pedir aos parlamentares que ajudem a sensibilizar o governo estadual em relação a esse e uma série de outros problemas que vêm sendo enfrentados não só pela categoria, mas também por funcionários e alunos.
     
A vice-presidente do Sintep-MT, Cida Cortez, lembrou que, das 630 escolas estaduais, seguramente 80% estão em condições precárias. Essas unidades estão sem condições de funcionamento, apresentam risco para a comunidade escolar. Os problemas, aponta Cortez, são de toda natureza, desde elétrico e hidráulico, até iluminação e falta de segurança. Sem contar com a demora nos repasses de recursos. Há escolas que receberam apenas um repasse bimestral em pleno mês de setembro, lembra.
     
Ao todo, serão quatro visitas onde representantes de vários municípios farão contato com parlamentares das respectivas regiões. Hoje, compareceram representantes do Sintep dos pólos Oeste 1 e 2 e Médio Norte 1, 2 e 3, que compreendem 50 cidades. Além das visitas, eles protocolaram junto à presidência da Assembléia Legislativa uma série de fotos que mostram os principais problemas das unidades escolares. O mesmo material já havia sido entregue ao governo estadual, porém até o momento nenhuma resposta foi dada, denuncia Cida Cortez.
     
 “Estamos aqui mostrando a situação que vive a educação pública no nosso Estado. Esperamos que eles (os deputados) se sensibilizem e possam nos ajudar a fazer uma negociação com o governo de forma que possa resolver uma situação grave do nosso estado”, disse a sindicalista. Ela ressalta que o papel dos deputados também é de fiscalizar e de zelar pela educação pública e que, “portanto, eles têm responsabilidades e precisam dar uma resposta para a sociedade com relação à recomposição salarial, a melhoria da educação no nosso estado. É isso que nós aguardamos deles, que eles possam mediar a negociação junto ao governo do estado”.
     
Os representantes do Sintep-MT não foram recebidos pelo presidente do Legislativo Estadual, mas foram atendidos pelo chefe de gabinete da Presidência da Assembléia Legislativa, Caio Júlio César Nunes de Figueiredo. Ele se comprometeu a encaminhar o material para o deputado Silval Barbosa e sugeriu que fosse agendada uma reunião com o parlamentar para a próxima quarta-feira, onde seria discutido o assunto. Ficou inclusive de entrar em contato com a vice-presidente do Sintep/MT para dar uma resposta.
     
As visitas continuam até o início de outubro. No dia 21 de setembro será a vez dos representantes do Noroeste e “Nortões” (de 1 a 4). No dia 28, os sindicalistas conversam com os parlamentares da região Sul (Rondonópolis, Jaciara). A última será no dia cinco de outubro, quando serão contatados os deputados do Leste (toda região do Araguaia

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Escola técnica abre 640 vagas para cursos em Nova Mutum e mais 11 cidades

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia...

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...
PUBLICIDADE