Diretores da redes municipal de ensino reuniram-se na tarde de ontem, dia 29, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Nova Mutum para tratar detalhes do ato cívico em comemoração a independência do Brasil, no dia 07 de setembro no município. Este ano o desfile acontecerá a partir das 7h e não terá um tema gerador, devendo ser mais simples, rápido, porém não menos importante.
Segundo a secretária Municipal de Educação e Cultura, Ida Maria Timm Pedrollo, a razão para que o desfile não seja temático está na contenção de despesas, haja vista que um desfile assim demandaria maiores investimentos e também em função do clima extremamente seco. “Não é aconselhável deixar as crianças e o público expostos ao sol por um longo período. Por esta razão os alunos estarão desfilando apenas com o uniforme da instituição que representam e o desfile será mais rápido”, explica.
De acordo com a secretária, a programação não está totalmente definida, pois falta a confirmação de três escolas municipais e o trajeto a ser seguido. Normalmente o mesmo acontece na Avenida Mutum em frente ao Paço Municipal. Já estão confirmadas as escolas municipais Jorge Carlos Ferreira, Rural Produtiva Ranchão, Cecília Meireles e São José. Também estarão participando do desfile as escolas particulares, estadual, os programas promovidos pela Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social, bem como entidades de Nova Mutum.
Defesa Civil – A Secretaria Nacional de Defesa Civil – SEDEC, alerta sobre a baixa umidade relativa do ar no Mato Grosso. A umidade foi de cerca de 20% na região durante o fim de semana. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), índices inferiores a 20% trazem problemas à saúde. Entre as 10h e as 17h, fica desaconselhada a prática de atividades ao ar livre e a exposição ao sol. É recomendável ingerir líquidos freqüentemente. O problema ocorre devido a uma massa de ar seco que está sobre a região Centro-Oeste e partes do Norte e do Nordeste.