O Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec) iniciou ontem, em Sinop, os cursos de formação inicial e continuada em Carpintaria e Informática. Sessenta pessoas serão beneficiadas com a capacitação gratuita que se estenderá até meados de novembro.
A diretora da Unidade, Leozenir Severo da Silva, destacou, durante a aula inaugural, o empenho e motivação das pessoas que se propuseram a fazer o curso. “Mesmo trabalhando o dia inteiro essas pessoas demonstraram interesse em participar do curso. Para nós, Ceprotec, que buscamos ser um centro de excelência em educação, essa motivação é de extrema importância”, ressaltou.
Segundo ela, as aulas referentes aos dois cursos serão ministradas no período noturno. Nos dois casos foram previstas aulas práticas em laboratórios.
Ao final da capacitação em carpintaria, conforme Plano de Curso, o aluno estará apto a identificar os materiais e equipamentos utilizados na profissão; será capaz de instalar e montar formas de carpintaria; trabalhar na manutenção de construções já existentes e na locação de materiais. O profissional deverá ainda identificar e interpretar projetos.
A qualificação em informática permitirá ao aluno operar microcomputador, bem como refletir e interpretar a aplicabilidade de seus conhecimentos no mercado de trabalho, desempenhando suas atividades profissionais com competência, segurança e responsabilidade.