Terminou a primeira etapa do seletivo da Universidade do Estado de Mato Grosso. O processo foi encerrado com o recolhimento dos cartões de respostas da prova do vestibular 2005/1 das nas cidades de Colider, Juara, Sinop e Alta Floresta.
O vestibular foi realizado nesse final de semana. Cerca de 9500 candidatos compareceram às provas que foram aplicadas em 14 cidades do estado, entre elas a capital. Nesta edição, 950 pessoas estiveram envolvidas na aplicação das provas.
A equipe da assessoria de Comunicação da Unemat entrevista a coordenadora da Covest Geyhsa Atala Curvo que faz, neste momento, uma avaliação da realização do concurso.
Porque a Instituição optou por realizar um novo vestibular ?
É importante ressaltar que o gabarito encontrado em poder de dois candidatos durante a aplicação da prova não é o gabarito oficial da Instituição.Pois ele só é elaborado depois que a prova torna-se pública, ou seja: depois de ser aplicada aos candidatos. Em uma ação preventiva, para reforçar a segurança do processo seletivo, a Unemat optou pela realização de um novo concurso para que não fique nenhuma dúvida sobre a legitimidade do ingresso dos novos acadêmicos.
Quais as medidas de seguranças adotadas pela Covest nesta edição do vestibular?
A Covest no inicio deste ano instalou alarmes e um sistema de segurança com circuito interno monitorado 24 horas nos ambientes que são elaboradas as provas bem como a impressão das mesmas. Já no âmbito da aplicação das provas a atenção foi redobrada. Os profissionais envolvidos recebem treinamento especifico de fiscalização intensa dos candidatos durante a realização das provas.
Quais os critérios para escolha dos fiscais e seus auxiliares, como coordenadores de sala, e de estabelecimento de prova?
A Covest realiza o recrutamento das pessoas com base em um cadastro no sistema de banco de dados da coordenação. Elas passam por um processo de seleção em que são considerados o histórico de serviços prestados para Instituição. A listados profissionais selecionados é divulgada poucos dias antes da aplicação das provas para evitar especulação.
Houve registro de alguma ocorrência?
Não. O vestibular ocorrido nesse último final de semana transcorreu de forma tranqüila até porque esta coordenação tomou o cuidado de divulgar sistematicamente através da imprensa local e de avisos afixados em murais e em todas as salas de aula onde ocorreu o concurso sobre o item 9.4 constante no Edital 001/2 . O item faz referencia à proibição do candidato ingressar no estabelecimento de prova portando armas e/ou qualquer equipamento eletrônico, tais como: telefone celular, relógio digital , agenda eletrônica, walkman e similares. Como também a consulta de qualquer material impresso. No caso de alguma ocorrência nesse aspecto, o candidato estaria automaticamente desclassificado do concurso; o que não ocorreu.
Os candidatos supostamente envolvidos na tentativa de fraude realizaram as provas neste final de semana? Por que? Sim, eles compareceram porque lhes cabe juridicamente esse direito.
A partir da aplicação das provas quais são as atividades executadas pela Covest até a divulgação do resultado?
Após a aplicação das provas, todos os cartões de respostas dos candidatos passarão pela leitura ótica. Serão classificados três vezes os números de vagas de cada curso. Os classificados passarão para a segunda fase, ou seja, terão suas provas de interpretação de texto corrigidas por uma banca composta por professores da área de Línguas da Instituição. Serão aprovados os candidatos que obtiverem a maior pontuação em ordem decrescente. O resultado será divulgado no dia 23 de agosto pelo site da Unemat e nos murais dos campi.