O Conselho Municipal de Desenvolvimento Industrial e a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Nova Mutum estão estudando a viabilidade para a implantação de um curso técnico de manipulação de alimentos para qualificar a mão de obra local. Ontem, quarta-feira, dia 27, algumas possibilidades foram levantadas durante reunião com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI/MT. O primeiro passo sugerido seria a formação de multiplicadores, que dariam início de algumas atividades que estão sendo propostas.
De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Valdomir Ottonelli, hoje as indústrias do município, principalmente os frigoríficos, enfrentam dificuldades para contratar funcionários. “A mão de obra existe no município, mas não está qualificada para desempenhar o serviço. Nós queremos mudar essa situação”, explicou. Valdomir destaca que o foco dessa qualificação não é apenas para as indústrias de carne, mas atendendo todos os segmentos que trabalham com alimentos.
A idéia imediata apresentada pelo SENAI é treinar pessoas da comunidade local dentro de áreas específicas, para que eles iniciem esse trabalho de qualificação, ou seja, sejam os multiplicadores. Na próxima semana o SENAI estará apresentando levantamento de custos para isso. O próximo passo, que demanda de maior investimento, seria a implantação de um curso técnico de nível médio de manipulação de alimentos em Nova Mutum, possibilitando a formação de jovens com habilidades na área ou mesmo pessoas de mais idade que estão fora do mercado de trabalho.
Ottonelli avaliou a reunião como sendo proveitosa e destacou que se trata apenas do início de um processo que precisa ser colocado em prática, seja através do SENAI ou de outra alternativa viável. Participaram da reunião os integrantes do Conselho, formado por representantes do Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura Municipal, sistema cooperativo, ACENM/CDL e prestadores de serviço. Além disso, o encontro contou com a participação da FUMESUNM e secretaria Municipal de Educação e Cultura, que são parceiros na idéia.