Representantes de entidades públicas estaduais e municipais reuniram-se ontem de manhã na unidade do Ceprotec de Sinop para discutir a viabilidade da implantação do curso Técnico em Agropecuária em Sinop. Diversos setores da municipalidade têm argumentado sobre a necessidade da implantação de um curso para atender a demanda de qualificação profissional para o setor.
Para a diretora do Ceprotec, Leozenir Severo da Silva, após análise de demanda, a criação do novo curso necessita ser aprovada pelo Conselho Diretor do Ceprotec de Sinop. Após isso será pedida autorização de funcionamento ao Conselho Estadual de Educação.
O professor do Ceprotec, Marcos Pires de Almeida afirmou que para o funcionamento do referido curso há necessidade de instalações físicas adequadas para aulas teóricas, além de laboratórios, equipamentos e investimentos em cultivos agrícolas e criações animais para utilização nas aulas práticas.
Ciente dessas necessidades, o coordenador do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Empaer, Wanderley da Conceição Araújo repassará ao escritório central da Empaer informações sobre o interesse do Ceprotec em firmar parceria para utilização da estrutura existente no campo experimental da empresa.
A Prefeitura Municipal de Sinop, por meio das secretarias de Agricultura e de Educação, também mostrou-se disposta a participar da parceria. O secretário municipal de Agricultura, Alexandre Picin, demonstrou interesse em disponibilizar o Campo Experimental da Prefeitura e a técnica em gestão da secretaria municipal de Educação professora Maria do Socorro, prontificou-se a levar ao conhecimento do secretário municipal de Educação, prof. Hedvaldo Costa, a solicitação de utilização de salas de aula das escolas da rede municipal para aulas teóricas, sem ônus para o Ceprotec.
Uma nova reunião será marcada para apresentação da estrutura do curso e formalização das parcerias.