Definir as diretrizes educacionais para o Estado de Mato Grosso no ano letivo de 2007. Esta foi a pauta de uma reunião que aconteceu na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), nesta terça-feira, em Cuiabá, com representantes do governo do Estado, da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), os Sindicatos dos professores (Sintep e Sipros), o Conselho Estadual de Educação (CEE) e do Conselho Municipal de Educação (CME) de Cuiabá.
Um dos principais temas tratados foi à melhoria do sistema estadual de educação, que engloba a rede estadual, as redes municipais e a rede privada de ensino. Isso porque, existe um fluxo de alunos de uma rede para outra, principalmente entre as duas públicas (Estadual e Municipal).
“A nossa idéia foi fixar diretrizes comuns, para que o aluno que migre entre as redes encontre as mesmas condições e assim continue seu processo de formação sem traumas. Por isso, chamamos os órgãos competentes sobre o assunto para poder encontrar soluções em conjunto”, esclareceu a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz.
Conforme a secretária, a implantação do Ensino Fundamental de nove anos e a definição de qual modalidade de ensino será utilizada no atendimento as crianças do Ensino Fundamental foram os principais assuntos debatidos. Ana Carla relata que a rede estadual de educação não tem problemas para implantar o nono ano do Fundamental, já que mais de 50% das escolas já atendem nesse regime, pois seguem o modelo educacional chamado “Escola Organizada em Ciclos de Formação Humana”, ou “Escola Ciclada”. As outras unidades escolares que ainda atendem no sistema seriado, explica ela, deverão se adequar para realizar essa oferta a partir do próximo ano.
De acordo com o presidente da Undime e secretário municipal de Educação de Santa Carmen, Sirineu Moleta, apenas em torno de 20 municípios aderiram a Escola Organizada em Ciclos de Formação. Conforme ele, para melhor compreender este método, os professores precisam receber uma intensa carga de formação continuada. “Os municípios serão parceiros para a discussão do Ensino Fundamental de nove anos, não fugindo ao atendimento”.
Já a presidente do CEE, acredita que, em termos de concepção, a “Escola Ciclada” é o melhor método educacional. Ressalta ainda que o parecer do Conselho Estadual normatizando este método foi mito bem realizado, inclusive com orientações acerca da adoção e implantação do sistema.
Para finalizar a reunião, a secretária-adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Marta Maria Pontin Darsie, encaminhou os possíveis caminhos para a unificação da linguagem entre os sistemas de ensino da rede estadual e das redes municipais. Ela ficou como responsável em agendar uma reunião com representantes das Universidades Mato-grossenses, para sensibilizá-los a rever os currículos escolares dos cursos de graduação em licenciatura. Também ficou definido que haverá uma reunião com prefeitos municipais, para que a discussão continue.
Ainda participaram da reunião, a Presidente da Sub Sede do Sintep de Cuiabá, Maria Helena Bortolo e o presidente do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá, Paulo Eduardo dos Santos, bem como técnicos da Seduc, do Sintep, do CEE e da Undime.