O Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec) divulgou nesta quarta-feira, no Diário Oficial do Estado, o extrato do edital de concurso destinado à formação de turmas para os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Serão oferecidas 1.835 vagas, distribuídas nos municípios de Alta Floresta, Barra do Garças, Diamantino, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.
As inscrições serão realizadas a partir do dia 23 de outubro até 03 de novembro. Os candidatos que optarem em se inscrever pela internet terão até o dia 05 de novembro. A taxa de inscrição será de R$ 20. Para aqueles que quiserem pleitear a isenção, as solicitações deverão ser efetuadas entre os dias 23 e 24/10.
Os postos autorizados para inscrições serão instalados nas próprias Unidades do Ceprotec. Em Diamantino e Tangará da Serra, as inscrições poderão ser realizadas, respectivamente, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura , Escola Municipal “João Batista de Almeida” e no Campus Universitário de Tangará da Serra.
O processo seletivo será executado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por intermédio da Coordenadoria de Concursos e Vestibulares (Covest).
Em Alta Floresta, serão disponibilizadas vagas para os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Edificações, Informática e Vendas. Em Barra do Garças, serão oferecidas vagas para os cursos de Vendas, Edificações, Ecoturismo com ênfase em Guia de Turismo Regional, Manejo e Sanidade Animal, e Informática com ênfase em Programação e Desenvolvimento de Sistemas.
Em Diamantino e Tangará da Serra, as Unidades de Ensino do Ceprotec irão disponibilizar vagas para os cursos de Vendas, Agropecuária, Edificações e Ecoturismo com ênfase em Guia de Turismo Regional e Informática.
Em Sinop, serão oferecidas vagas para os cursos de Agropecuária, Edificações, Enfermagem, Informática e Segurança no Trabalho. Em Rondonópolis, o Ceprotec disponibilizará vagas para os cursos de Vendas, Edificações, Informática, e Secagem e Armazenagem de Grãos e Sementes.
O presidente do Ceprotec, Luiz Fernando Caldart, lembra que a definição dos cursos é feita com base na vocação econômica de cada região. As informações são levantadas por meio de pesquisas.
A duração dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio oferecidos pelo Ceprotec varia de um ano e dois meses a dois anos e meio.
SELEÇÃO
O processo seletivo constará de seis provas objetivas. Serão cobrados conhecimentos sobre Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e Atualidades. As provas serão realizadas no dia 26 de novembro.
Estarão aptos a concorrer a uma das vagas, os candidatos que estiverem cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio. Do total de vagas disponíveis, 50% serão destinadas para candidatos estudantes ou egressos oriundos do sistema público de ensino.