A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Nova Mutum está reunida, agora de manhã, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, com representantes de todos os segmentos das unidades escolares do município para a continuidade da Mini-Conferência Municipal de Educação. O encontro faz parte de uma série de atividades que tiveram início com o Censo Educacional no mês de junho deste ano e que vão resultar na elaboração do Plano Municipal de Educação, onde estarão traçadas as metas para o setor educacional do município para os próximos 10 anos.
Entre os assuntos que já entraram em pauta na mini-conferência está o fato de que partir de 2007 o Ensino Fundamental será compreendido por 09 anos de estudo e não mais 8, como agora. A mudança foi estabelecida através de lei federal e os municípios receberam prazo para adequar-se. Isso não significa que as crianças vão ficar um ano a mais na escola. O ingresso na primeira série será obrigatório aos seis anos e não mais aos sete. Hoje, crianças de Nova Mutum com seis 06 anos já freqüentam as classes de alfabetização nas escolas, conhecidas com pré-escolas.
Outra mudança que está prevista no sistema educacional, diz respeito ao atendimento de Educação Infantil (0 à 5 anos). Em Nova Mutum, uma parcela das crianças com até 3 anos já são atendidas pela Creche Municipal Mãe Amiga e uma nova creche, que será construída no próximo ano, deverá atender as necessidades iniciais. Entretanto, o déficit maior está na educação para crianças com 4 e 5 anos. O atendimento, segundo a secretária Ida M. T. Pedrollo, será suprido de forma gradativa. “Nos próximo cinco anos 60% desse público já estará sendo beneficiado, sendo que tal projeção estará especificada no Plano Municipal de Educação que estamos elaborando”, explicou.