PUBLICIDADE

EJA beneficia 600 alunos na rede municipal de Sorriso

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer investe na realização de atividades diferenciadas e constantes, visando a qualificação do ensino público em Sorriso. Além do método apostilado, da realização de eventos direcionados aos alunos e professores, dos investimentos em Merenda Escolar e desenvolvimento de projetos que contemplam diferentes áreas, o setor atende 600 jovens e adultos em sete escolas municipais, e já estuda a possibilidade de ampliar a atuação no início de 2007.
De acordo com uma das coordenadoras da EJA, Cleci Martini, atualmente a Secretaria demonstra grande preocupação com o aluno da Educação de Jovens e Adultos.

“Queremos a permanência dos alunos em sala de aula e qualidade, e para isso estamos investindo em grupos de estudo que permitam capacitar os profissionais”, salientou ela, ao destacar a participação dos educadores no Fórum Regional da EJA em Sinop e no Fórum Regional local, realizado no mês de julho. Além disso, no início deste mês foi realizada uma oficina que discutiu o tema “Formação dos professores da EJA”.
Para a estudante Iracema Soares da Silva, de 66 anos, bairro Bela Vista, sua permanência em sala de aula permite integração social. “Hoje estou feliz, pois sei ler e escrever. Quando não posso vir à escola sinto que falta alguma coisa no meu dia. Procuro desempenhar meus diferentes papéis, em casa e nas aulas”, disse ela, ao observar o trabalho da Secretaria de Educação, que desde o início da gestão vem atuando em benefício da população de diferentes bairros.

Clarice Oliveira do Nascimento, 64 anos, realizou o maior sonho de sua vida ao matricular-se na Escola Bela Vista no início do ano. “Pela primeira vez entrei numa sala de aula, e hoje posso dizer que estou feliz. Jamais esquecerei do meu primeira professor, tenho colegas, novos amigos, aprendi a ler e escrever”.
Segundo as coordenadoras do EJA, ainda existe um significativo índice de desistência, o que se deve a diferentes fatores. “Muitos faltam em função de trabalho, outros por motivos familiares, já que geralmente devem cuidar dos filhos a noite. Além disso, o cansaço devido ao trabalho intenso durante o dia”, disse Adriana Reichert, da Secretaria de Educação, ao observar que antes da implantação da Merenda Escolar para a EJA, no início do ano, o número de alunos que desistiam das aulas, era maior. “A merenda escolar permitiu menores índices de desistência”.

Na opinião do coordenador da Escola Bela Vista, Celso da Silva Moreira, a EJA veio para permitir a integração daqueles que não tiveram oportunidade de estudar, com o objetivo de inseri-los no mercado de trabalho ou qualificar a atuação no caso dos que já trabalham. Além da Escola Municipal Bela Vista, a Educação de Jovens e Adultos é oferecida nas Escolas Municipais Vila Bela, Valter Leite Pereira, Jonas Pinheiro, Jardim Amazônia, Gente Sabida e Professora Ivete Lourdes Arenhardt, sendo algumas através de programas do Governo do Estado (Letração) e outras do Governo Federal e Sesi (Brasil Alfabetizado).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Inscrições do FIES começam no dia 4

As inscrições dos candidatos interessados em participar do processo...

Unemat abre 2,3 mil vagas para 58 cursos através do SISU

Estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio...

Inscrições para o Prouni começam na próxima semana

Estudantes que já concluíram a formação do ensino médio...

Inscrições para o Sisu 2025 começam hoje; 260 mil vagas

Começam nesta sexta-feira as inscrições para o Sistema de...
PUBLICIDADE