Uninova. Este é o novo nome da Faculdade Municipal de Nova Mutum. A apresentação oficial da logomarca aconteceu na noite de ontem e contou com a presença de autoridades, convidados e acadêmicos. Na atual estrutura curricular da instituição não ocorrerão mudanças, mas o novo nome deve impulsionar uma série de iniciativas que serão colocadas em prática a partir de agora, atraindo acadêmicos de várias regiões de Mato Grosso, principalmente nos cursos de pós-graduação.
De acordo com diretor da Uninova, James Watzel, a necessidade de mudança foi identificada através de uma pesquisa feita junto à comunidade. “Apesar de a grande maioria saber que em Nova Mutum existe uma instituição de ensino superior, poucos sabiam como ela se chamava, ou faziam confusão com o nome da instituição mantenedora (FUMESUNM)”, explicou. Partindo desse pressuposto faculdade levantou alguns nomes e lançou-os através de pesquisa, chegando-se então ao escolhido.
O diretor relata ainda que com a mudança a faculdade pretende expandir fronteiras. “Além da fácil pronúncia e assimilação, continuamos associando o nome da instituição ao do município (Uni + Nova, de Nova Mutum = Uninova), entretanto evitamos o bairrismo já que o sentindo maior do novo slogan é justamente a inovação, o novo”, relatou. Durante a solenidade James revelou que a instituição estará lançando nos próximos meses 17 cursos de pós-graduação, tendo como público alvo profissionais de todo o Estado.
O sentindo do nome foi reforçado pela diretora da FUMESUNM, Enide Azambuja Uggeri. Segundo ela, a idéia de renovação que o nome proporciona vem aliada ao fato de que a instituição deve iniciar o próximo exercício já em instalações próprias. “Junta-se a isso também o objetivo de iniciarmos no primeiro semestre de 2007 o curso de Agronomia, que tem relação direta com a vocação regional, numa demonstração clara da inovação que está sendo proposta”, disse.
O vice-prefeito, Alcindo Uggeri, que representou o Poder Executivo na solenidade, lembrou a importante atuação da Faculdade Municipal em Nova Mutum. “São 10 anos de história e responsabilidade na formação acadêmica de nossos jovens”, disse. Alcindo mencionou ainda o fato de a instituição ser a única municipal de Mato Grosso, o que a torna economicamente acessível, além de estar imbuia com o desenvolvimento local.
A Uninova atende hoje 245 acadêmicos nos cursos de Administração de Empresas e Rural, 151 em Letras Português/Inglês, 85 em Tecnologia em Informática, 46 no curso Normal Superior e 107 em cursos de pós-graduação, o que totaliza 634 acadêmicos. A sede própria deve estar com o primeiro pavimento (1.980m²) concluído até o final deste ano, sendo que no projeto já consta à ampliação com mais três pavimentos da mesma metragem. A obra está sendo executada com recursos próprios, da Prefeitura Municipal e do Governo Federal.
Integraram também o dispositivo de autoridades o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Joaquim Diógenes Jacobsen, a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Helena Maas Lima e o professor de marketing da Uninova, Cleber Nunes.