O Programa Agrinho, que beneficia diferentes municípios de Mato Grosso, entre eles Sorriso, foi apresentado a 300 professores ontem. Segundo Zenaide Wanderlei Silva, o Agrinho é um programa educativo, transformador, motivador e capaz de contribuir para o processo de mudanças de atitudes nas crianças e nos jovens do ensino público fundamental, e que visa despertar o interesse pelos temas Saúde, Meio Ambiente, Cidadania, Trabalho e Consumo.
Entre os objetivos apresentados no encontro, segundo Zenaide, estão proporcionar mudanças de hábitos quanto a preservação ambiental mediante ações conjuntas, visando formar cidadãos empenhados na defesa da sociedade e do meio ambiente.
Participam do Programa estudantes de escolas públicas urbanas e rurais de ensino fundamental, professores, diretores, orientadores pedagógicos e indiretamente trabalhadores, produtores rurais e familiares. Os docentes receberão treinamento quanto ao conteúdo do programa, sobre a utilização do material pedagógico e a metodologia da pedagogia da pesquisa.
Cidadania foi o tema escolhido para execução das ações em 2006, dando ênfase ao trabalho integrado entre família, comunidade e escola, podendo assim promover a conscientização de crianças e adolescentes sobre o exercício de seus direitos e deveres, possibilitando a participação ativa da vida em sociedade e tomada de decisões.
Serão instituídos, conforme Zenaide, concursos em diversas modalidades, com o intuito de motivar professores e alunos, conforme os regulamentos, para maior dinamização do programa.
Para efetuar a avaliação referente aos concursos, será constituída uma comissão composta por representantes das áreas técnicas, pedagógicas e dos diversos parceiros.
Os prêmios, observou a representante da Secretaria de Educação, serão conferidos aos vencedores das categorias Concurso de Desenho Educação Infantil, Concurso de Redação 1ª a 8ª séries, e concurso de Experiência Pedagógica para Professores.
O Programa Agrinho é executado pelo Senar em parceria com os governos estadual, municipal e iniciativa privada, sendo, na opinião de Zenaide, fator condicionante para seu sucesso.