Além de atingir o setor econômico de Sinop, o bloqueio dos agricultores, que já dura três dias, na BR-163 está prejudicando o setor educacional do município. A Escola Estadual Nossa Senhora da Glória, situada no bairro Alto da Glória, suspendeu as aulas para aproximadamente 780 alunos, devido o grande movimento próximo à instituição e a falta de alunos e professores que não têm como chegar ao local.
A secretária da escola, Irmgard Muller, explica que “muitos alunos, principalmente do período da tarde e da noite, não têm como chegar aqui porque vêm do sitio e está faltando transporte para traze-los de lá. Até mesmo alguns professores, que utilizam o transporte coletivo para trabalhar não podem vir. Eles precisam andar de um a dois quilômetros e fica muito difícil”.
Hoje não é o primeiro dia que a escola suspende as aulas. Na última segunda-feira elas foram suspensas. A previsão da direção é que elas sejam suspensas até a próxima segunda-feira. “Se amanhã o tráfego for liberado estaremos aqui para trabalhar, mas acho muito difícil isso acontecer”, ressaltou a secretária, informando ainda que ontem à noite o tráfego para o ônibus escolar foi liberado mas que o motorista se negou a levar apenas cinco alunos. “Ele disse que o trajeto seria muito longe e não compensava pela pouca quantidade de alunos”, acrescenta.
Vera
Em Vera ( 80 km de Sinop) hoje não tem aulas na rede municipal. Os ônibus da prefeitura não tem óleo diesel para levar os alunos para as escolas.