Os alunos da rede pública e particular de ensino têm até o dia 31 de maio para inscrever os seus espetáculos no Festival Estudantil Temático – Teatro para o Trânsito (Fetran). O evento, que está sendo realizado pelo terceiro ano consecutivo, tem o objetivo de incentivar os alunos na produção teatral estudantil e promover a discussão em relação às regras que regem o trânsito.
A inscrição deve ser feita na própria escola. Os interessados devem encaminhar ao Núcleo de Comunicação Social da Polícia Rodoviária Federal (PRF), cinco cópias do texto a ser apresentado, acompanhado de uma fita VHS que contenha uma apresentação do espetáculo ou com os ensaios na integra.
Os participantes do Fetran serão escolhidos por meio de um concurso. Os espetáculos serão analisados por uma banca examinadora composta por cinco membros, que irá indicar as 10 escolas selecionadas para participar do Festival. As apresentações estão marcadas para o dia 17 de julho na Escola Estadual Liceu Cuiabano, em Cuiabá.
No dia da apresentação o aluno deve ficar atento, pois não será permitido o uso de materiais que produzem efeitos perigosos (fogo, por exemplo) ou que danifiquem as instalações do teatro tais como: terra, pó de madeira, água, tinta, entre outros. As apresentações deverão obedecer a datas e horários definidos para cada grupo e caso haja um atraso superior a 15 minutos, o grupo será penalizado com a perda de pontos.
Na ocasião, os alunos visitantes vão conferir exposições, palestras e vídeos com o objetivo de informar o público da realidade local do trânsito. Também vai oferecer conhecimentos sobre a linguagem cênica à classe estudantil através de oficinas de teatro, como interpretação e preparação vocal.
O Festival é realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Premiação
As escolas que apresentarem os cinco melhores espetáculos receberão como prêmio um micro-computador.
Outras informações pelos telefones (65) 3619-3035/6313-6420 e 3613-6445 ou pelos e-mails: [email protected] ou [email protected] e [email protected].