O Governo de Mato Grosso doou no final de abril o terreno onde está instalado o campus Universitário de Alta Floresta. A doação foi homologada pela lei n.º 8473/2006, e foi publicada no diário oficial do dia 26 de abril. A reivindicação pela doação é antiga, já que a área pertencia ao Estado e sobre ela a Unemat efetuou investimentos significativos durante o período em que o campus está implantado.
Para o coordenador do campus de Alta Floresta, professor Jesus da Silva Paixão, este é um ato particularmente importante porque, além da concretização de uma antiga aspiração, é mais uma prova da efetividade da universidade na região, reconhecida pelo Governo do Estado. “É um presente bastante significativo neste ano em que o campus comemora 15 anos de implantação em Alta Floresta”, ressalta o coordenador.
Jesus lembra que o campus da Unemat em Alta Floresta está prestes a receber um presente ainda mais importante com o investimento feito pela Universidade do Estado de Mato Grosso na construção da primeira etapa da cidade universitária, cuja obra já se encontra em fase de acabamento, uma vez que a fundação foi concluída.
A partir de agora, o campus que conta com os cursos de Agronomia, Ciências Biológicas e Engenharia Florestal, com cerca de 750 alunos passa a contar com área própria construída de 3.500 metros quadrados, acrescida do Museu de História Natural, com cerca de 1.100 metros quadrados para abrigar de forma mais adequada as atividades acadêmicas.