Um grupo de professores e funcionários da Escola Estadual São Vicente de Paula, em Sinop, alega não ter recebido salário referente ao mês de março. Um dos profissionais, que preferiu não se identificar publicamente, procurou Só Notícias e disse que os profissionais “lesados” são contratados e que o pagamento foi feito normalmente aos professores e funcionários que são concursados.
“O Governo citou como pagamento no contra cheque, ou seja, o holerite em banco, mas o pagamento não caiu em conta corrente”, esclareceu. Segundo ele, o motivo alegado é que as aulas na escola só iniciaram no dia 24 de março, com mais de um mês de atraso, por causa das reformas no prédio.
“O motivo seria que as aulas não teriam sido aplicadas, mas o motivo em si é que a reforma na escola terminou atrasada e não terminou no prazo legal, então é um erro do Governo e os professores e funcionários não tem nada com a questão. Apenas temos que repor as aulas normalmente como é feito”, enfatizou.
Ainda, de acordo com o servidor, a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) alega “que o pagamento vai ser feito de acordo com a reposição, mas o questionamento por parte dos professores e funcionários que não receberam, é porque todos os professores e funcionários concursados receberam normalmente os salários”, concluiu.
Outro lado
Só Notícias foi informado pela assessoria da Seduc que a escola ainda não enviou o calendário com as datas de reposição de aulas, para que sejam firmados os contratos com os professores interinos (contratados). Após ser enviado o calendário, deve ser efetuado o pagamento referente aos dias em que os profissionais trabalharam durante o mês e os pagamentos das outras aulas serão feitos de acordo com a reposição.
A direção da escola informou que enviou, via fax, o calendário de reposição na primeira semana de aulas. Segundo a diretora Izilda Rabelo, há informações de que podem ser descontados no pagamento do mês de abril, os valores que já foram pagos, referente aos dias do mês de fevereiro em que os profissionais não trabalharam, já que o ano letivo em toda a rede iniciou no dia 13 de fevereiro.