A prefeitura de Sinop iniciou hoje as inscrições para o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Estão sendo oferecidas 300 novas vagas. O programa já existe em Sinop desde 2001 e atende cerca de 600 crianças, sendo 400 na zona urbana e 200 na zona rural. Segundo a secretária de Assistência Social, Renata Pauli Leitão, as inscrições serão feitas até a próxima quinta-feira.
“Fizemos um levantamento das crianças que já atingiram a idade de 15 anos, vão sair do programa e com isso conseguimos abrir mais vagas, além de conseguirmos com o Governo Federal mais 200 vagas”, disse. Pelo programa as crianças de 7 a 15 anos recebem reforço escolar, no período oposto da escola, e participam de aulas de dança, coral, arte terapia, informática, datilografia, entre outros, e ainda recebem uma bolsa de R$ 40 mensais, na zona urbana, e na zona rural de R$ 25 mensais.
“O programa é para crianças que estão no trabalho infantil, aquelas crianças que saem de casa para catar latinha, engraxar, pedir dinheiro, ou ainda para crianças saem pedindo dinheiro na rua para comprar leite, que ficam em casa para limpar a casa ou cuidar do irmão menor. Não é um programa para prevenir o trabalho infantil, mas para tirar as crianças do trabalho infantil, e reinceri-las na sociedade”, disse.
Para fazer a inscrição os pais podem procurar a Secretaria de Assistência Social até quinta-feira, no período da manhã e da tarde, e levar um documento de identificação e a certidão de nascimento da criança.