“Nenhuma criança em idade escolar vai ficar fora da sala de aula em 2006 por falta de espaço físico”. A afirmação foi feita pela secretária municipal de Educação e Cultura de Nova Mutum, Ida Maria Timm Pedrollo, na tarde de ontem, quarta-feira, dia 01, em entrevista a imprensa local. Segundo ela, as matrículas ainda estão sendo feitas e apesar de algumas escolas já estarem com um número limite de alunos matriculados, providências estão sendo tomadas.
“Caso a escola mais próxima da residência da criança já esteja com todas as vagas ocupadas, o nome da mesma está sendo registrado para que no decorrer da próxima semana seja dada uma solução para o problema”, explicou. Ela aguarda um levantamento completo do número de matriculas já realizadas, de maneira que possa ser feito o enquadramento de quem ainda não conseguiu colocação.
Questionada sobre o fato do número de escolas já mostrar-se insuficiente, a secretária reafirmou o compromisso de fazer a nova estrutura da Escola Municipal Tancredo Neves, sair do papel no decorrer deste ano. Serão 12 novas salas de aula. “Esperávamos contar com a nova estrutura já para 2006, mas isso não foi possível devido ao período de crise e a redução no orçamento”, explicou.
O número de crianças em idade escolar no município vem surpreendendo a Secretaria de Educação. Ida não descarta a necessidade de construir mais uma nova escola em 2007 e sugere como localização as imediações dos projetos habitacionais que estão sendo colocados em prática pela administração. No ano passado o município atendeu, de educação infantil a ensino profissionalizante, 3.365 alunos.