O campus da Universidade Federal do Mato Grosso espera a aprovação de quatro novos cursos para 2009. O projeto já foi encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) e está sendo analisado, bem como os de outros campi.
Segundo o diretor Marco Antônio Araújo Pinto, foram solicitados dez cursos, e é esperada a aprovação de farmácia, educação física, engenharia agrícola e ambiental, ciências da natureza com habilitação em física, biologia, química e matemática, direcionado à formação de professores.
O campus de Sinop foi implantado no ano passado, e, desde então, oferece os cursos de agronomia, enfermagem, veterinária, zootecnia, engenharia florestal, ciências da natureza com habilitação em física, química e matemática, com 300 vagas semestrais.
A primeira etapa, com 18 salas, foi concluída em agosto, e inaugurada no mês passado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Ele anunciou que, no plano de expansão do ensino superior, está previsto o atendimento de 5 mil alunos no campus, até 2010.
A segunda etapa da obra está em execução, com a construção de outras 23 salas. Já foi feita a licitação e deve iniciar em breve, a terceira fase, com mais 18, totalizando 59. Também foram construídos laboratórios, área administrativa e biblioteca.