Na próxima segunda-feira, as escolas estaduais de todo o Mato Grosso vão conhecer os novos gestores eleitos para o período 2008/2009. O processo eleitoral movimenta a comunidade escolar hoje, em mais de 600 instituições. Em Sinop, as 12 unidades encerram a votação às 20 horas.
Segundo a presidente da comissão eleitoral, Alaídes Mendieta, “tudo transcorreu na mais perfeita ordem”. Conforme ela, apenas uma escola em Várzea Grande teve a eleição suspensa. O motivo foi a impugnação de uma das candidaturas, na véspera. “A candidata não teve tempo para prestar os esclarecimentos”, relata.
Os novos diretores tomam posse em janeiro com um motivo a mais para comemorar. A lei complementar 278, de 6 de setembro de 2007 garantiu aos profissionais que atuarem na função de diretores escolares um complemento salarial que varia de R$ 800 a R$ 1,5 mil, dependendo do número de alunos da escola. “Os diretores são gestores e pela responsabilidade que têm precisam ser melhor remunerados”, acredita a secretária Adjunta de Políticas Educacionais, Rosa Neide Sandes.