Uma professora de Sinop está entre as quatro de Mato Grosso aprovadas no Exame Nacional para Certificação de Proficiência no uso e no ensino da Libras, o Prolibras. As provas foram em Cuiabá, em duas etapas, reunindo candidatos de várias cidades. Na primeira parte, passaram por uma avaliação objetiva, em que respondiam questões na linguagem dos sinais. Na segunda, exposições práticas.
Miriam Raquel Ferreira, da escola municipal Centro Educacional, foi habilitada a trabalhar com a linguagem em cursos de licenciatura nas universidades, que a partir do ano que vem devem ter a disciplina incluída na grade curricular. Cáceres e Cuiabá (2) tiveram profissionais aprovadas.
O teste foi aplicado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Universidade Federal de Santa Catarina. Outras sinopenses participaram do exame e foram aprovadas para trabalharem como intérpretes. Larissa Borges e Andréia Belati, para o ensino médio, e Carmelita de Souza, para o nível superior.
As provas ocorrem anualmente nas capitais brasileiras e visam qualificar profissionais para as áreas. Até 2016 devem ser realizadas.