Mais de 100 mil estudantes de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental da rede pública (municipal e estadual), e 3º ano do ensino médio, incluindo alunos do ensino particular de Mato Grosso, participam até o próximo dia 14, da Prova Brasil.
O exame de matemática e português é aplicado anualmente a alunos das áreas urbanas e serve como base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O teste resulta em dados estatísticos por Estado, município e por escola participante, além de servir para elaboração de ações pedagógicas e administrativas visando melhorar o ensino.
Mato Grosso participa da Prova Brasil com o diferencial no período de aplicação dos testes. Ao invés de 05 a 20/11 como determinado nacionalmente pelo MEC, o Estado terá a Prova entre os dias 05 e 14/11. O motivo serão os dois feriados – 15 de novembro (comemoração da República) e 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) – interrompendo os dias letivos. Para atender a demanda e não deixar ninguém de fora, foi autorizado pelo Ministério a contratação de um maior número de aplicadores de provas, principalmente para os locais de difícil acesso.
A estrutura estadual foi organizada a partir de 14 pólos onde estão instalados os Centros de Formação de Professores (Cefapros). “Utilizamos os nossos profissionais para serem multiplicadores e treinar os aplicadores de provas”, informa a coordenadora de logística da Prova Brasil pela Seduc, Marli Donelas. A partir dos multiplicadores todos os resultados serão colocados em rede para a correção pelas instituições responsáveis do MEC.
Conforme Marli, além do período de provas, o diferencial este ano está na integração dos resultados para o Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O primeiro compreendendo todos os participantes, enquanto o segundo (Ideb) será aplicado nas turmas de 4ª e 8 ª séries.
Em Mato Grosso, as provas serão aplicadas para 3.605 turmas (4ª, 8ª e 3º ano do ensino médio) num período de 50 minutos – 25 minutos para Matemática e igual tempo para língua portuguesa – mais alguns minutos para responderem um questionário sócioeconômico, que serve para traçar o perfil social e o capital cultural do aluno, do professor, do diretor e da escola.