Incrementar as relações entre Mato Grosso e Cuba nas áreas de pós-graduação, pesquisa e extensão. Esse foi o objetivo da viagem feita por representantes da Universidade do Estado de Mato Grosso, na última semana, a Pinar del Rio (uma das províncias da Cuba). Acordos firmados pela Unemat possibilitarão o desenvolvimento de projetos em diferentes áreas do conhecimento.
O reitor Taisir Karim assinou com a Universidade del Pinar Del Rio acordo de cooperação acadêmica, científica e cultural abrangendo ciências sociais e humanidade; informática, pedagogia, ciências ambientais e saúde. Os critérios para cada área foram definidos em reuniões realizadas com representantes e professores das respectivas faculdades.
Dentre outros aspectos, o termo prevê para o primeiro semestre de 2008 o envio de seis acadêmicos da Universidade do Estado de Mato Grosso para realizar estágio por seis meses em Cuba, de acordo com condições a serem definidas. O acordo estabelece, ainda, o intercâmbio de professores, desenvolvimento de pós-graduação e pesquisas em áreas de interesse comum entre os dois países.
Foi assinada, também, carta de intenção com a Faculdade de Ciências Médicas que possibilitará a oferta de uma pós-graduação em medicina da família para os cursos de enfermagem e profissionais da saúde. Os termos específicos para esse convênio serão definidos posteriormente.
A parceria é ampla e possibilitará pesquisas conjuntas, troca de informações técnico-científicas, participação e promoção de eventos científicos. “Há muitos anos promovemos intercâmbio com universidades e profissionais de Cuba. Esses acordos vieram para ampliar e definir melhor as áreas de atuação, permitindo fortalecer nossas parcerias”, disse Karim.
Em cerca de 15 anos de cooperação, a Unemat tem recebido docentes de Cuba que atuaram como professores visitantes em diversas áreas do conhecimento, como informática, matemática, lingüística e educação.