O projeto de merenda escolar, desenvolvido desde 2005 pela Secretaria Municipal de Educação, beneficia mais de 12 mil alunos, incluindo diferentes séries das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis). Segundo a secretária Marisa dos Santos Neto, o objetivo é oferecer aos alunos da rede pública municipal uma alimentação mais “reforçada”, contribuindo assim, para um aporte calórico diário maior.
De acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar, o município é obrigado a oferecer 350 calorias e 9 gramas de proteínas por refeição. Em Sorriso, observou a secretária, são oferecidas na rede municipal 510 calorias e 18,7 gramas por refeição, em média.
Segundo a nutricionista Ligiane Bazzo da Silva, a refeição feita na escola é para muitos a principal do dia. Além de suco e leite, são oferecidos lanches, entre eles cachorro-quente e bolachas, e ainda molho com polenta, feijão com arroz, molhos, macarrão, carnes e saladas, produzidas nas escolas, através do projeto de horta escolar.
No total, 90 merendeiras e auxiliares preparam diariamente uma diversidade de alimentos, que hoje são enriquecidos com a soja e a carne suína, com menor valor calórico.