Poucos ajustes restam ser feitos para a conclusão da obra do Centro de Estudo e Investigação em Educação, Ciências Sociais e Tecnológicas da Universidade Estadual de Mato Grosso. A estrutura física e a cobertura estão prontas. São executados ainda os serviços de pintura, entre outros, finalizando a parte atribuída a uma empreiteira, que venceu o processo licitatório.
Só Notícias apurou que a universidade deverá repassar uma contrapartida, que será utilizada, por exemplo, na colocação de vidros, sanitários, tubulação de gás para os laboratórios, parte de prevenção e combate ao incêndio, cabeamento de rede, ligação com a parte elétrica entre outras questões. O montante destinado pela instituição depende do orçamento do Estado.
Os recursos, na ordem de R$ 157,8 mil, que serão destinados para aquisição de máquinas e produtos para implantar os laboratórios, já foram disponibilizadas pelo convênio entre o Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), Fundação de Apoio ao Ensino Superior (FAESPE) e Unemat.
O local abrigará um conjunto de laboratórios de química, física, engenharia civil e biologia, que poderão ser utilizados por acadêmicos no desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e extensão. O valor destinado para a construção foi de R$433 mil. Por enquanto não foi confirmada quando será inaugurada.
A área total é de 719,59 metros quadrados. Além de Sinop, em Alta Floresta é construído outro centro de pesquisas.