Professores das redes de ensino de Nova Mutum receberam esta semana, uma capacitação sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, coordenada pelo promotor de Justiça Renee do Ó Souza. Além de palestras, ele promoveu debates com objetivo de esclarecer o perfil constitucional da infância e juventude no Brasil, a importância do estatuto e o papel de cidadão que essa lei dá às crianças e adolescentes.
Estão sendo abordados os mecanismos aptos ao combate à indisciplina escolar que é uma grande problemática atual e impede, em última análise, o desempenho da verdadeira cidadania prevista na legislação. “É preciso que as crianças e os adolescentes tenham seus direitos preservados. É necessário também que elas tenham consciência de que como cidadãos inseridos em uma coletividade, precisam respeitar outros direitos”, disse.
Renee reforça que é preciso esclarecer que a criança e o adolescente já possuem e precisam cumprir com seus deveres. “Só assim há verdadeira cidadania”, completou.
Para a secretária de Educação, Maria Ida Timm Pedrollo, muitos professores tinham dúvidas sobre como agir diante da indisciplina de alguns alunos. “Os educadores estão em contato direto com as crianças e adolescentes, então quanto mais informações eles tiverem sobre o estatuto melhor estrutura terão para agir em situações conflitantes e também orientar os pais”, completou.