Começou hoje e vai até quarta-feira o ciclo de capacitação para professores da rede de ensino de Nova Mutum sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. O promotor de Justiça Renee do Ó Souza está proferindo as palestras e coordenando debates com os professores e visa esclarece o perfil constitucional da infância e juventude no Brasil, a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente e o verdadeiro papel de cidadão que essa lei dá às crianças e adolescentes.
São abordados os mecanismos aptos ao combate a indisciplina escolar que é uma grande problemática atual e impede, em última análise, o desempenho da verdadeira cidadania prevista na legislação.
‘É preciso que a criança e o adolescente tenha seus direitos preservados’, disse Renee, acrescentando ser necessário que ele tenha consciência de que como cidadão inserido em uma coletividade, ele precisa respeitar outros direitos. E reforça: é preciso esclarecer que a criança e o adolescente já possui e precisa cumprir com seus deveres. Só assim há verdadeira cidadania.
A capacitação é realizada em parceria com a secretaria municipal de Educação.