Buscando reverter uma nota baixa atribuída ao município recentemente pelo MEC – Ministério da Educação, a administração de Sorriso está investindo na capacitação contínua dos professores. “A qualidade da educação básica de Sorriso está abaixo da média nacional. Agora vamos correr atrás do prejuízo e buscar melhores resultados futuros juntamente com os professores”, disse a secretária de Educação Marisa Netto.
E as medidas começam a ser colocadas em prática imediatamente. Hoje, cerca de 800 professores da rede pública municipal de ensino estão participando de um curso oferecido pela secretaria de Educação, em parceria com o grupo Positivo. De acordo com a secretária, através das 11 oficinas oferecidas hoje e amanhã, os professores têm a oportunidade de discutir e se atualizar em relação à assuntos relacionados com a sua área de ensino.
Ela afirma que a última pesquisa divulgada pelo Ministério da Educação – MEC, pegou a todos de surpresa. “Sorriso não esteve bem classificada na avaliação feita pelo MEC, que analisou a qualidade da educação básica do município até o ano de 2005. A nota 3,5 não agradou aos professores, muito menos a nós que estamos a frente da secretaria de Educação. Por isso, estamos investindo ainda mais nas capacitações, nos cursos de aperfeiçoamento e numa formação continuada dos professores”, frisa Marisa.
“Esta é uma forma de avaliação contínua dos professores, além de uma reciclagem na forma de ensinar. O trabalho realizado em sala de aula é muito importante, por isso, trouxemos docentes de outras regiões para somar com a nossa equipe, sanar as nossas dificuldades, além de instigar uma enorme troca de experiências entre os educadores. Hoje temos, inclusive, professores de Tapurah, município que adotou o livro didático integrado este ano”, concluiu Marisa.