A direção do Sintep (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público) vê com preocupação a sugestão do deputado estadual Humberto Bosaipo (que preside a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da AL) para que o Plano Estadual de Educação seja debatido em audiências públicas em diversos pólos do Estado. De acordo com a entidade, o temor é de que se mude a essência de um projeto que já passou por discussões das quais participaram professores, pais, alunos, sindicato e sociedade civil organizada. O sindicato acredita que, como está, o plano contempla os anseios da população em relação a uma política estadual de educação.
Para o sindicato, o Ppano deve ser implementado como está. A entidade reconhece que não apenas este, mas todos os projetos que passarem pelo Legislativo Estadual devem ser discutidos, assim como toda a sociedade deve tomar conhecimento de seu teor. O Sintep ressalta que já houve o processo de discussão com os segmentos da escola e da sociedade civil, cuminando com a conferência.
A intenção foi manifestada pelo parlamentar durante reunião, ontem, com a participação de representantes do Sintep/MT, da secretária extraordinária de Apoio às Políticas Educacionais, Flávia Nogueira; do coordenador do departamento de Plano Estratégico, Abílio Camilo, do consultor técnico jurídico da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa Francisco Monteiro e de assessores da Secretaria Estadual de Educação.