Vinte e quatro alunos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) receberam punição devido à promoção e participação em trote violento. Desses, 22 estão suspensos por cinco dias de todas as atividades acadêmicas e dois receberam repreensão, ou seja, vão ter registro, por escrito, em seus históricos escolares, com base no regimento disciplinar.
As portarias contendo as sanções foram assinadas hoje. “A UFMT não está tolerando trote e todas as denúncias são apuradas e, comprovada a culpabilidade, é punida com rigor“, diz o reitor Paulo Speller.
A coordenadora de Articulação com os Estudantes, Nina Rosa Ferreira Soares explica que o processo foi instaurado em maio do ano passado, a partir de denúncia em um jornal da Capital, cumprindo o Regimento Disciplinar – Resolução nº 17 do Conselho Universitário (Consuni), de 18/11/2004. ´´Primeiro foi aberta sindicância, que chegou ao processo disciplinar, em que a comissão apontou todas as infrações ao Regimento“, diz. ´´Foram ouvidas 70 pessoas e dado o direito de ampla defesa aos envolvidos“, frisa a coordenadora.