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Prova avaliará dificuldades na alfabetização de estudantes de MT

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No dia 3 de dezembro todas as escolas da rede estadual, que oferecem o ensino fundamental, vão aplicar a segunda etapa da provinha Brasil. A primeira ocorreu no primeiro semestre pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A avaliação é um instrumento de planejamento que possibilita à escola conhecer as dificuldades de alfabetização dos alunos e adequar o planejamento das aulas para sanar os problemas identificados.

De acordo com Irene Costa, coordenadora de Formação e Avaliação da Secretaria de Educação (Seduc), a “provinha” é aplicada para os alunos do 2º ano do primeiro ciclo. “Nesta segunda etapa, é feito um comparativo para ver o quanto o aluno avançou em relação aos conteúdos que já dominava, conforme foi verificado na primeira etapa”, explica.

Por meio da análise das duas provas, deve ser feito pela escola o planejamento das ações de gestão e didático-pedagógicas para o ano letivo de 2009. Conforme Irene, o objetivo é que o aluno chegue ao terceiro ano do primeiro ciclo, aos 8 anos, já alfabetizado.

A “provinha” é importante também para diminuir as possibilidades de que os alunos abandonem a escola, em função do mau desempenho. A análise das provas é utilizada ainda no processo de planejamento da formação continuada dos professores que trabalham com a alfabetização.

O Inep deve realizar esta segunda etapa em 4.680 municípios no país. Em Mato Grosso, vão participar do processo 115 municípios. O material necessário para a aplicação das provas é enviado diretamente pelo instituto às unidades escolares.

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