Os 930 alunos da escola Estadual Nossa Senhora da Glória, em Sinop, voltarão às salas de aulas nesta segunda-feira, após ficarem cerca de 20 dias sem estudar, depois que os bombeiros apontaram falta de segurança nas salas improvisadas em um barracão (antiga retífica de motores). Os alunos voltarão a ocupar 11 das 12 salas de aulas que estavam sendo reformadas. Em uma delas, será instalada provisóriamente uma cozinha.
Segundo o diretor Anézio Bach, para atingir a carga-horária determinada, os professores decidiram hoje, em reunião, que os períodos matutino e vespertino terão uma hora a mais de aulas, todos os dias, aproveitando o horário de verão. Já os alunos do noturno devem continuar com quatro horas diárias.
Após a Seduc rescindir o contrato feito com a empreiteira, que deveria entregar a reforma das 12 salas de aulas, a ampliação de mais quatro, banheiros, cozinha e refeitório até maio -atraso de 5 meses- a secretaria encaminhou R$14,5 mil em verba emergencial para que a escola ficasse responsável pela conclusão das salas, que estão tendo acabamentos. As mobílias devem chegar até sexta-feira.
Até o momento, a Seduc ainda não informou como está a situação da contratação da nova empresa que terminará as obras, deixadas pendentes pela primeira empresa. Recentemente, um engenheiro da Seduc fez levantamento do que está concluído e o que falta fazer.