PUBLICIDADE

Sintep Mato Grosso inicia congresso hoje e quer unificar sistemas de ensino

PUBLICIDADE

O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) abre hoje à noite, o congresso estadual de educação, que vai até sábado, em Cuiabá. O tema central do evento é “regime de colaboração na perspectiva do sistema único de ensino”, que prevê a destinação de recursos de forma integrada para as escolas municipais, estaduais e federais. Mais de mil delegados, de 141 municípios, participam do congresso.

O presidente do Sintep, Gilmar Soares Ferreira, destaca a importância do tema. “A qualidade de ensino é hoje um desafio em Mato Grosso. Infelizmente, há uma disputa entre as redes de ensino que compromete a educação. O sistema único prevê ações conjuntas em favor da aprendizagem e valorização profissional”.

O regime de colaboração integra a pauta de reivindicações da entidade desde 1996, conforme o presidente da subsede de Poconé, Ricardo de Assis. “O Sindicato está encampado nesta luta desde essa época, mas o governo insiste em ignorar a importância da unificação das redes públicas de ensino”. O secretário de Finanças do Sintep, Orlando Francisco, diz que os seminários pré-congressuais esclareceram “alguns pontos sobre o que é a rede pública, que é um modo de as redes municipais e estaduais ‘olharem na mesma direção’ quando se trata de política educacional”.

Entre os dias 23 de agosto e 13 de setembro, professores de todo o Estado participaram de encontros municipais e seminários pré-congressuais, a fim de analisar, de forma mais consistente e sistematizada, o processo de reformulações apontadas pelas políticas educacionais nacional e estadual. Também foram eleitos os delegados para o congresso estadual.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

Servidora do IFMT conquista prêmio Jovem Investigadora em Portugal com dissertação

A servidora Camila Beatriz Bennemann, do campus Tangará da...
PUBLICIDADE