PUBLICIDADE

Sinop: especialistas debatem proteção da biodiversidade amazônica

PUBLICIDADE

Treze palestras foram confirmadas para a terceira edição do Simpósio Mato-grossense da Amazônia Meridional em Ciências Ambientais, programado para os dias 9 a 12 de outubro, na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Sinop, com o tema ‘Biodiversidade Amazônica: conservação e sustentabilidade’. Paralelo ao evento haverá ainda o sexto seminário de formação de educadores ambientais.

Só Notícias apurou que norteiam as discussões temas como ‘Perfil do conhecimento da diversidade de vertebrados do Brasil’, Alterações anatômicas em plantas de Cerrado e da Amazônia’, Poço de carbono e a conservação da biodiversidade’, ‘A contribuição da filogenia para a biodiversidade’, ‘O programa de pesquisa em biodiversidade PPBIO do Ministério de Ciências e Tecnologia’.

Ainda, especialistas falarão também sobre ‘Plantas Medicinais’, ‘Importância do resgate do conhecimento popular de plantas medicinais’, ‘Centro de reabilitação de animais silvestes – CRAS – na preservação de espécies’, ‘A contribuição do resgate da fauna para a biodiversidade, ‘Situação atual do conhecimento de flora nativa do Estado, ‘Programa de mestrado em ecologia e conservação da biodiversidade; perspectivas para Mato Grosso, ‘Unesco; programa MAB e a rede brasileira de reservas da biosfera bem como a avifauna na Amazônia mato-grossense’.

Especialistas das universidades Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade de São Paulo (USP), entre outras instituições parceiras, participam do evento. O início está programado para o dia 9, com abertura a partir das 19h. O encerramento, no domingo, com realização de mini-cursos.

O Simanca reúne estudantes, profissionais liberais, professores, entre outros interessados. Dentre seus objetivos está a promoção de debates envolvendo órgãos governamentais e sociedade civil organizada, sobre a importância da proteção da biodiversidade amazônica e seu potencial econômico, oferecendo uma adequada via de reflexão, culminando em ações continuadas, baseadas na filosofia conservacionista.

Ano passado o aquecimento global foi tema do simpósio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Escola técnica abre 640 vagas para cursos em Nova Mutum e mais 11 cidades

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia...

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...
PUBLICIDADE