As inscrições do Exame Supletivo terminaram na sexta-feira e 8,1 mil pessoas se inscreveram para tentar concluir os ensinos fundamental e médio. O número de inscritos teve queda de aproximandamente 10% em relação ao ano passado, quando foram 9.020. As provas serão entre os dias 22 e 23 de novembro. De acordo com a Assessoria Pedagógica, a redução pode ser decorrente ao período de inscrição, que não foi prorrogado.
Segundo a assessoria, com exceção da segunda-feira, foi mantida a média de 1,6 mil inscrições. “O primeiro dia não rendeu, foram apenas 800 inscritos devido aos inúmeros problemas que tivemos na rede elétrica. Queimaram seis estabilizadores, os aparelhos de ar-condicionados deixaram de funcionar a partir das 10h. Após às 17h30, o eletricista fez uma nova rede para atender as necessidades”, disse a assessora Silvia Inês Kuhn. “Após o almoço também, o programa de informática ficou muito lento devido a quantidade de acesso, então passou por ajustes na central”, concluiu.
Em Sinop, as provas serão aplicadas em todas as escolas estaduais, municipais e na Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) tanto para o ensino fundamental (5ª a 8ª séries) quanto para o ensino médio (1° ao 3º), começando às 7h30. A primeira a ser aplicada é de linguagens, códigos e suas tecnologias, que abrange as disciplinas de língua portuguesa e artes no ensino fundamental e, português, inglês, literatura e artes para o médio.
A segunda prova está marcada para às 10h30 e é de ciências humanas. O conteúdo que será trabalhado no fundamental é história e geografia e, no ensino médio, história, geografia, filosofia e sociologia. A terceira área é ciências naturais em que o conteúdo de fundamental será apenas ciências e matemática e no ensino médio será biologia, matemática, química e física. “Essas inscrições por área foram feitas para candidatos que não eliminaram determinadas. Quem tinha apenas uma disciplina eliminada, como artes, pode optar por fazer por área”, concluiu a assessora.
Para os candidatos que fizeram as inscrições por disciplina, as provas serão aplicadas a exemplo dos anos anteriores: no sábado e domingo para o ensino médio e, apenas no sábado, para o ensino fundamental. No dia da prova, o candidato deverá apresentar o documento de identidade original e o comprovante de inscrição.