O acompanhamento da aprendizagem nas salas de aula em Mato Grosso agora não é mais uma ação isolada e esporádica, mas sim uma política de governo”. A avaliação é da coordenadora nacional do Programa “Acelera Mato Grosso”, do Instituto Ayrton Senna, Glória Luz de Oliveira. Ela esteve presente na abertura do “1º Encontro de Coordenadores do Programa de Acompanhamento da Aprendizagem no 1º Ciclo”, hoje pela manhã, em Cuiabá, com diretores, coordenadores pedagógicos e professores alfabetizadores dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros).
Conforme Glória da Luz, o programa é uma ferramenta gerencial que permite intervenções pedagógicas com enfoques bem definidos em sala de aula. Conforme explicou, as ações realizadas possibilitam que o aluno se aproprie dos conteúdos e habilidades referentes a cada ano de ensino. “O objetivo é que isso seja feito com competência, para que o aluno não fique com defasagem na sua aprendizagem”, destacou.
Ela ressaltou ainda que, para esta ferramenta funcionar, é essencial o engajamento de todos os participantes do programa. “Não se pode esquecer que o foco são as dificuldades enfrentadas por alunos e professores”, disse.
Além das dificuldades, o programa abrange o acompanhamento gerencial de diversas ações feitas na escola. Estas incluem o verificação dos dias letivos efetivos, as falta de professores e alunos, o acompanhamento das visitas das equipes pedagógicas à escola e o desenvolvimento dos alunos.
Especialmente em relação ao acompanhamento da leitura pelos alunos, o Instituto envia um Kit de Leitura às escolas, com livros selecionados por uma especialista na área, Valda Antunes. No primeiro ciclo, o kit contém 20 livros; 30 no 2º e 35 no 3º ciclo, Também inclui livros específicos para os professores. Todas as informações geradas na escola são incluídas num sistema informatizado, o Sistema Instituto Ayrton Senna de Informação (Sisa). De acordo com Glória Luz, isto é feito até o dia 10 de cada mês. Uma Agência Técnica local faz o acompanhamento diário juntamente com os Cefapros.
Também está presente no encontro a coordenadora pedagógica do Instituto, Maria Regina Baroni. Conforme explicou, os coordenadores não conseguem aprender só em base de textos, “mas sim no relacionamento com o outro”. Daí, de acordo com ela, a importância de encontros presenciais, como o que está sendo realizado. “O resultado é um gerenciamento com melhores resultados, com intervenções com mais sucesso junto aos alunos”, destacou.
A superintendente de Educação Básica em exercício, Elizabeth dos Santos Rezende de Almeida, também esteve presente na abertura. O evento está sendo realizado em duas salas do Hotel Fazenda, Salão Verde e Arara-Azul.