PUBLICIDADE

Projeto criando Universidade de Rondonópolis entra em votação

PUBLICIDADE

O projeto de criação da Universidade Federal de Rondonópolis entrará na pauta de votação do Conselho Diretor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), amanhã, às 14h30, em Cuiabá. Trata-se da última etapa institucional que o projeto de emancipação do campus local passará na UFMT. Depois o projeto segue para Brasília (DF), onde será avaliado pelo Ministério da Educação (MEC).

O Conselho Diretor é o órgão máximo da UFMT, sendo responsável pela gestão da instituição. Enquanto o Conselho Universitário (Consuni) aprovou o desmembramento do campus referente à parte acadêmica, caberá ao Conselho Diretor avaliar agora o desmembramento do campus concernente à parte patrimonial. No MEC, passará por duas instâncias, sendo uma de ordem formal, de cunho administrativo e acadêmico, e outra de ordem política, que é a sua criação, a qual dependerá da sanção do presidente da República.

O professor Javert Melo Vieira é o único representante do interior de Mato Grosso no Conselho Diretor, formado por representantes da sociedade civil e da própria universidade. Pertencente ao quadro da UFMT, o professor foi cedido à Prefeitura de Rondonópolis. Na reunião desta terça-feira, ele pretende fazer a defesa do projeto de emancipação do campus, da forma como está formatado, devido à sua importância, não só para a região sul de Mato Grosso, mas para todo o Estado, que possui uma única universidade federal. Javert Melo repassou que tem a expectativa de que o Conselho Diretor também acompanhe o Consuni na decisão de criação da nova universidade para a região sul do Estado.

O diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), professor Paulo Isaac, argumentou que a expectativa dos professores do campus é que o projeto também seja aprovado, sem muita resistência, no Conselho Diretor. Paulo Isaac informou que as alterações sugeridas pelo Consuni já foram feitas e, com a provação no Conselho Diretor, o reitor Paulo Speller vai agendar uma reunião com o governador Blairo Maggi, com a presença do prefeito Adilton Sachetti e bancada mato-grossense na Câmara Federal e no Senado. A reunião, segundo ele, vai traçar as metas políticas a serem tomadas a partir de então em prol à emancipação.

Paulo Isaac enfatizou que a votação agora do projeto pelo Conselho Diretor mostra que o reitor está cumprindo sua palavra em terminar todos os trâmites internos relativos à criação da Universidade Federal de Rondonópolis até o fim de maio deste ano, bem como evidencia sua luta em prol à concretização desse sonho da sociedade do sul de Mato Grosso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE