Uma área da prefeitura, próxima ao aeroporto, pode ser doada para a implantação da fazenda modelo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A confirmação foi feita pelo diretor Marco Antônio Araújo Pinto, que já iniciou as negociações com o prefeito Nilson Leitão. São cerca de 200 hectares.
Segundo ele, uma comissão de professores, técnicos e acadêmicos vai elaborar o projeto para que seja oficializada a doação. “O local vai funcionar como modelo, mostrando como utilizar corretamente o solo, servindo tanto ao pequeno quanto ao grande produtor, além de ser utilizado pelos acadêmicos”, detalhou.
Entre os cursos oferecidos pelo campus, atualmente, estão os de agronomia e engenharia florestal, em que os acadêmicos necessitam de aulas práticas. A partir do ano que vem, também deve oferecer o de engenharia agrícola.
O campus da UFMT foi implantado em 2006 e está sendo construído, próximo ao Caic. Também estão em andamento, as obras do hospital veterinário para aulas laboratoriais dos alunos do curso de medicina veterinária e também atendimento à comunidade.