A partir do ano que vem, a Universidade Federal do Mato Grosso passará a oferecer dois novos cursos em Sinop, pólo universitário na região Norte de Mato Grosso. Serão 100 vagas anuais para farmácia bioquímica (período noturno) e outras 100 para engenharia agrícola (período integral). A confirmação foi feita ao Só Notícias pelo coordenador do campus, Marco Antônio Araújo Pinto.
Outros dois serão oferecidos em 2010, de educação física e ciências biológicas, no período noturno, com o mesmo número de vagas.
Foram aprovados pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que prevê o aumento de vagas nos cursos de graduação nos próximos cinco anos.
Atualmente, o campus de Sinop oferece os cursos de agronomia (100 vagas), zootecnia (100), medicina veterinária (100), engenharia florestal (100), enfermagem (100), licenciatura em química (30 vagas), em matemática (35) e em física (35).
Até este ano, o Ministério da Educação já confirmou investimentos de R$ 2,3 milhões na unidade. A primeira etapa foi concluída no ano passado, e está em andamento da segunda. Em breve, também iniciam as obras da terceira fase.
De acordo com a Secretaria de Indústria e Comércio, Sinop tem 11 faculdades/universidades (duas delas públicas) com 64 cursos superiores de graduação, além de dezenas de cursos de pós-graduação.
(Atualizada às 13:10h)