A Universidade Federal de Mato Grosso é uma das contempladas pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que prevê o aumento de vagas nos cursos de graduação nos próximos cinco anos. Segundo anúncio do Ministério da Educação, esta semana, aexpectativa é que o número de vagas dobre neste período.
No campus de Sinop, que já oferece os cursos de agronomia (100 vagas), zootecnia (100), medicina veterinária (100), engenharia florestal (100), enfermagem (100), licenciatura em química (30 vagas), em matemática (35) e em física (35), também deve ser ampliado, apesar de ainda não serem divulgados quais os novos cursos que serão oferecidos.
Até este ano, o Ministério da Educação já confirmou investimentos de R$ 2,3 milhões na unidade. A primeira etapa foi concluída no ano passado, e está em andamento da segunda. Em breve, também iniciam as obras da terceira fase.
Em todo o Estado, as vagas devem aumentar de 3,5 mil para 7,2 mil. Já os cursos devem passar de 75 para 112, até 2012. Além de Sinop, a UFMT tem campi em Cuiabá, Rondonópolis e Médio Araguaia.