Os pólos regionais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) estão mobilizando a categoria para paralisação dos trabalhos no próximo dia 14. As subsedes têm promovido assembléias com os profissionais nos municípios para discutir e preparar o início da greve, e construir novas proposições a serem apresentadas no próximo conselho de representantes, marcado para os dias 15 e 16 de março, e assembléia geral no dia 17 de março, em Cuiabá.
Há um ano em campanha salarial, a categoria luta pela implantação do piso salarial de R$ 1.050,00. Entretanto, alegam que o governo do Estado não sinalizou uma proposta para o piso, durante as negociações.
Os estudos realizados entre o Sintep e a equipe de governo, na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), sobre os recursos da educação apontam a viabilidade de implantação do piso, basta que o governo aplique efetivamente todos os recursos constitucionais na educação (inclusive o IRRF) e, no mínimo, 28% dos 35% garantidos na Constituição Estadual.