A Universidade Federal do Mato Grosso confirmou que a meta para este ano é 16 mil metros quadrados de área construída no campus de Sinop. Na primeira etapa, entregue no segundo semestre, foram 4 mil metros, cerca de 20% do projeto. A segunda etapa já está em andamento, mas a entrega está sendo adiada devido a intensidade das chuvas, que atrasou os trabalhos. São 23 salas de aulas, 8 laboratórios e biblioteca.
Segundo o diretor Marco Antônio Pinto, já foi autorizada a construção da terceira fase, mas ainda aguarda a licitação. Nesta, serão entregues mais 18 salas de aulas, áreas de convívio com cantina e sala central de analítica química. Com a conclusão do prédio, até final deste ano, terá capacidade para atender mais 3 mil acadêmicos.
Também é esperado para maio, conforme o diretor, a aprovação de novos cursos para o município. O projeto já foi encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) e está sendo analisado, bem como os de outros campi. “Se aprovados o vestibular será feito em novembro e já começam as aulas no início de 2009”, destacou Marco Antônio.
Foram solicitados dez cursos – farmácia, educação física, engenharia agrícola e ambiental, ciências da natureza com habilitação em física, biologia, química e matemática, direcionado à formação de professores.
O campus de Sinop foi implantado em 2006, e, desde então, oferece cursos de agronomia, enfermagem, veterinária, zootecnia, engenharia florestal, ciências da natureza com habilitação em física, química e matemática, com 300 vagas semestrais.